Para as pessoas que acreditam que a raiva protege e quem emana bondade é “bobo”.

26/03/2019 08:40

Você acredita que quem tem bondade é bobo? Vou te explicar porque você está enganado.

Na prática é o oposto: quem tem a mente calma consegue planejar melhor a vida e se organizar com mais eficiência. Desta forma, consegue evitar e se proteger de grande parte da agressividade de outras pessoas.

A mente conturbada pela raiva, rancor, mágoa, ódio, é sempre mais limitada. É uma mente com mais dificuldade de buscar soluções. Desta forma, estas pessoas se envolvem mais facilmente em situações negativas.

A pessoa com paz no coração desenvolve sabedoria. A sabedoria gera muitas coisas boas e permite evitar parte das negativas. Mas, sempre acontecerão as situações negativas. O sábio saberá resolver e superar estes problemas. As pessoas raivosas ficarão ruminando o problema, terão mais problemas e serão menos capazes de solucioná-los.

Um dos melhores incentivos de ter a mente neutra é a maior capacidade de superar problemas e de evitá-los.

Por isto, mesmo que você considere que manter sentimentos negativos seja o melhor (por exemplo, foi assaltado e mantém a raiva da situação), saiba que sua mente estará se desgastando, ficará gestando outros sentimentos negativos (desânimo e cansaço, por exemplo), e toda sua realidade atual ficará confusa (assalto é passado, mas o desânimo afetará o presente). E, o pior, este remoer não servirá nada para evitar outras situações negativas (outros assaltos).

Aprenda: você pode se proteger estando com a mente em paz (mente neutra). E mais, você pode estar pleno no momento presente. Construir o que é bom, nobre e eficiente será uma grande recompensa frente as perdas que eventualmente acontecerem.

Regis Mesquita