Ora veja

10/04/2019 10:29

Ora veja! De novo! Isso é bom. Vamos lá, O que é vida? – Espaço e movimento. Espaço porque acontece num lugar. – Movimento, porque acontece.

A vida é uma expressão da alma. Viver é se exprimir. Vida é um gesto que afaga, cria ou destrói. Viver é tocar. Para o bem ou para o mal. Todo gesto tem um sentindo e uma direção. Isso é, tem uma razão de ser e uma meta.  É preciso estarmos  conscientes da vida.

Daí, o fato de não vermos nos apressar. Onde há pressa, não há consciência.  Para vermos, conscientizarmos, e, portanto, vivermos com mais lucidez, é necessário vagareza.

Devagar é que se vive. Depressa fugimos, evitamos. Como diz Guimãres Rosa: !Ser forte é permanecer, ficar”. Para se ter uma vida forte, ela precisa ser lenta, sem correrias, Correr é abandonar, é não viver. Somos muito seletivos com a vida e não devíamos ser. Ora, pois, viver é tudo. Tudo de olhar, tudo de ouvir, tudo de fazer. Comece agora a olhar. Olhe uma pequena coisa. Quantas outras coisas poderá ver em cada coisa que você não via antes de olhar bem, devagar. Aquele mundo habitual virará outro e depois outro,  depois outro, depois outro. Assim mesmo é com o ouvir.- Você vai ouvindo, ouvindo cada vez mais.

Jeremias Horta