Ayahuasca

"A Ayahuasca tem a sua origem sobrenatural no tempo mítico: ou provém da união incestuosa do Pai-Sol com da Mãe Terra, ou da sabedoria secreta do reino subaquático, ou da alma de um xamã, ou da cauda de uma serpente gigante que une o céu e a terra. Estas várias tribos índias acreditam que esta bebida é um veículo que torna o primordial acessível à humanidade”. 
                                                    Texto:  “Encounters with the Amazon's Sacred Vine”, por L. E. Luna & S. F. White

      Se sabe que antigamente, a Ayahuasca era empregada pelos habitantes das comunidades amazônicas, para os rituais da puberdade e para a iniciação dos xamãs. As técnicas da medicina tradicional e sua visão mágico-religiosa davam a suas práticas um sentido sagrado. Neste contexto, em uma profunda imersão com Ayahuasca, as visões revelavam, confirmam e validam o que os maiores lhe haviam dito desde sua infância que voltava da viagem como uma nova pessoa, plenamente integrada a sua cultura tradicional. Se sentia uno com ela.

     Esta integração, em um momento crucial de seu desenvolvimento, lhe permitia o trânsito até a maturidade, que se expressava na sua efetividade natural para a sobrevivência e para a adaptação em sua nova etapa de adulto na comunidade.

    Atualmente, os indígenas da Amazônia Peruana, consomem Ayahuasca com fins terapêuticos, conservando seu ritual de orígens ancestrais. Tanto a dieta, assim como os cantos chamados ícaros e, em muitos casos, o uso de alguns instrumentos musicais e a interpretação de visões, são o centro do ritual. Além do mais, já existem na Amazônia Peruana centros para a gestão ritual de Ayahuasca, que reúnem xamãs, médicos e psicoterapeutas que estão combinando as técnicas modernas de psicoterapia com as técnicas tradicionais de xamanismo amazônico. Unindo, desta maneira, a sabedoria antiga com a ciência moderna, e formando de maneira natural uma tecnologia da consciência.

    Está comprovado que estas diferenças nas formas de consumo (deformação do consumo ritual) faz com que os resultados sejam também diferentes. Por isso é conveniente que a ingestão de Ayahuasca se dê corretamente, de acordo com as tradições sagradas que a criaram e aplicando as técnicas medicinais que a regulam, para evitar eventuais brotes psíquicos descontrolados e outros riscos.

    Poderíamos definir o xamanismo ayahuasqueiro atual como uma série de técnicas desenvolvidas através dos séculos, que tornam possível que se aprenda a consciência de superar o abismo aparente entre o mundo físico e o domínio da imaginação e da visão. As experiências que surgem durante diversos estados não-comuns de consciência, são manifestações dos profundos retiros da psique humana que, habitualmente, não são acessíveis. E o surgimento deste material inconsciente, na realidade, pode ser curativo e transformador, se se produz nas circunstâncias adequadas.

    O ritual tradicional de Ayahuasca tem uma perspectiva intrinsecamente holística, pois em sua estrutura não se conhece o conceito de saúde que separe o espírito do corpo, da mente, ou da natureza e do contexto - o mundo físico. Na sua concepção e nas suas práticas, todos estes aspectos de uma mesma estrutura, estão intimamente entrelaçados, portanto, se inter-influenciam e se inter-determinam.

    Em todo o caso, o melhor será ter a experiência em um contexto xamânico confiável que siga uma linha de ação integradora e cujo fim seja conduzir as pessoas à descoberta da felicidade mais doce que é: estar bem consigo mesmo. E alcançar um êxito maior e uma mais completa efetividade no mundo. Como disse um xamã: "Mais importante ainda que ver, é o que os homens de conhecimento fazem com o que vêem".

Nota: (Blanca Pinto - Peru - bblancapinto@terra.com.pe
Traduzido por Menkaiká. Publicado com autorização da autora.)


 

   "Não há como acabarmos com as guerras exteriores e mundiais se não acabarmos primeiro com as desavenças dentro de nosso próprio cérebro. O resultado geral do uso da Ayahuasca pode ser descrito como a pacificação gradual da personalidade, diminuindo a ansiedade, eliminando o mau humor, e equilibrando o sistema nervoso – a razão e a emoção."

Mais algumas características sobre a Ayahuasca neste arquivo em PDF.  Ayahuasca Expansao da Cosciencia.pdf 
Confira aqui algumas boas recomendações para participar de um trabalho com Ayahuasca.

Contato

Recanto de Luz Estrada São Carlos, 8 - Caioçara - Jarinu - SP - CEP: 13240-000 contatorecantodeluz@gmail.com